terça-feira, 2 de setembro de 2008

Fome de livro!

foto extraída do blog Livros e Afins

Ontem, li no caderno Razão Social, do jornal O Globo, sobre a mudança do foco de atuação da ONG Ação da Cidadania. Agora, ao invés de priorizar a arrecadação e distribuição de alimentos, eles estão preocupados em incentivar e melhorar a educação da população carente brasileira. Assim, ao invés de distribuir comida, eles agora distribuem livros e brinquedos. Como bem diz Marília Matheus Pinheiro, coordenadora do Comitê Gonzaga do Ação da Cidadania , "...nós não comemos só no Natal. E para comer durante o resto do tempo temos que ter emprego, salário. E para ter emprego, salário, precisamos da informação."

É muito importante esse tipo de posicionamento. Estimular a leitura, a busca da informação é uma atitude que realmente pode mudar a vida das pessoas. O livro, este objeto que é cada vez mais acessível, é um caminho viável para a democratização da informação. Não é à toa que muitas bibliotecas comunitárias acabam surgindo e realmente fazendo a diferença na vida das pessoas.

Como a Livroteca Guardiã, (foto que ilustra o post) que fica num bairro pobre da Zona Sul de Recife e que é mantida pelo auxiliar de áudio Ricardo Gomes Ferraz. Ricardo sabe o bem que faz e se intitula um "traficante de livros". Você pode ler a íntegra desta matéria no blog Livros e Afins.

E para quem está estudando ou simplesmente gostaria de comprar mais livros para ler para os filhos, mas está com a grana curta fica a dica do site Estante Virtual. Este site reúne o acervo de 1100 sebos e livreiros de 206 cidades. Ou seja, você pode achar o livro desejado, por um preço muito mais em conta e em bom estado de conservação. Em muitos casos, pode optar por buscar o produto no sebo escolhido ou então receber o pacote diretamente em casa. Eu já comprei e até hoje não tive do que reclamar.

Sebos, bibliotecas, amigos, caminhos diversos que estão aí para motivar todo mundo na busca pela informação!

Boa leitura!

Nenhum comentário: